Inscrições Abertas Graduação Pós-Graduação

Você está: Home >> NOTÍCIAS

HERPES E ACUPUNTURA

Artigo por Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Herpes é uma doença viral recorrente, causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta normalmente a parte mucosa da boca ou a região genital. Existe uma variante do vírus que causa a herpes zoster que provoca afecções na pele, de maior ou menor gravidade. Um tratamento que vem sendo usado com certo sucesso para herpes é a acupuntura, principalmente em casos de herpes-zóster.

O traço comum entre a herpes labial, genital e a zoster, é que bolhas ou feridas dolorosas e coceiras. Medicamentos podem controlar os sintomas, mas a herpes não tem cura. A acupuntura é uma arte medicinal chinesa antiga, que acredita em energia vital e que a doença toma conta quando há um desequilíbrio no Qi (energia vital).

O tratamento da acupuntura é espetar agulhas bem finas em pontos ao longo dos meridianos para fazer com que o Qi volte ao caminho certo, existem mais de 1.000 pontos. Cientistas ocidentais acreditam na evidencia científica e na eficácia para certos usos, porque o essas agulhas podem influenciar na liberação de endorfina, aliviando a dor, ou em neurotransmissores. Para herpes, a acupuntura pode funcionar por esse papel em alivio da dor.

Na herpes-zóster surgem bolhas e feridas ao longo das costas e da caixa torácica. Formigamento, dor e queimação são sintomas comuns. Na maioria dos casos, as feridas desaparecem em questão de semanas, mas em alguns pacientes a dor dura por anos. A acupuntura tem aliviado a dor em casos crônicos da herpes-zóster, reduzindo a intensidade da dor e até mesmo eliminando todos os sintomas.
A acupuntura ainda não foi estudada a fundo em casos de herpes labial e genital.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

 

Faculdade Finom
Colégio Soma
Prouni
Fies
Baixar arquivos