Inscrições Abertas Graduação Pós-Graduação

Você está: Home >> NOTÍCIAS

Inscrições para Prêmio Celso Furtado vão até próximo domingo (31)

Por: MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA - 28/08/2014 - BELO HORIZONTE, MG

As inscrições para a edição 2014 do Prêmio Celso Furtado vão até o próximo domingo, dia 31. A ação é direcionada a pesquisadores, pessoas vinculadas às instituições públicas, privadas, paraestatais, entidades de classe, autônomos, agências e companhias. O prêmio é divido em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico, Prática Exitosas de Produção e Gestão Institucional, e Projetos Inovadores para Implantação no Território.

O objetivo é promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil.

Rede Solidária Cata-Vida e o Prêmio Celso Furtado

A prática da reciclagem baseada na autonomia dos trabalhadores e na economia solidária. É este o modelo adotado pela Rede Solidária Cata-Vida, cooperativa que coleciona o primeiro lugar da categoria II – Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, da edição 2012 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.

Fundada em 2001, a partir da articulação do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) com catadores de cinco organizações das regiões de Sorocaba e Itapeva, a cooperativa se consolidou no mercado após implementar um modelo de organização e gestão baseado na autonomia dos catadores e nos princípios da economia solidária. Atualmente, a rede é integrada por 380 catadores, atuantes em 21 municípios do interior de São Paulo (SP).

“A rede busca fortalecer os empreendimentos econômicos solidários dos catadores, por meio do fortalecimento da comercialização conjunta, da verticalização da cadeia produtiva, da capacitação continuada, da educação socioambiental com a população, e da articulação de políticas públicas para o pagamento dos serviços prestados pelos catadores aos municípios”, explica Rita Viana, presidente do Ceadec.

Com o objetivo de disseminar a experiência da cooperativa, Rita inscreveu a Rede Solidária Cata-Vida no Prêmio Celso Furtado de 2012. “O que me motivou a participar do prêmio foi a possibilidade de replicar em outros municípios a nossa prática e conhecimento, contribuindo, assim, para o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional na redução das desigualdades sociais e na criação de oportunidades de inserção social e produtiva, para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, conta.

Segundo Rita, ganhar o Celso Furtado possibilitou maior visibilidade e reconhecimento da experiência da Rede Cata-Vida tanto na região de Sorocaba, como nacionalmente. “Quando um projeto impacta positivamente na transformação das pessoas para a construção de um mundo mais justo social e ambientalmente já é por si só uma grande conquista, pois é um exercício ativo de cidadania”, afirma.

Ela também acredita que o prêmio é mais uma ferramenta de divulgação de projetos e ações que têm o poder de transformar a realidade local. “Se você está conseguindo transformar a realidade onde vive é fantástico. As pessoas precisam conhecer essa experiência e os prêmios são oportunidades de visibilidade e reconhecimento”, completa a presidente do Ceadec.

Como cadastrar

O registro do trabalho pode ser feito no endereço do Ministério da Integração Nacional. Para outras informações envie e-mail para premiodesenvolvimento@integracao.gov.br

 

Faculdade Finom
Colégio Soma
Prouni
Fies
Baixar arquivos