Inscrições Abertas Graduação Pós-Graduação

Você está: Home >> NOTÍCIAS


I PLENÁRIA REGIONAL DE SAÚDE

 

A GRS – Superintendência Regional de Saúde, em parceria com os Conselhos Municipais de Saúde, promoveu no dia 20 de agosto de 2015 em Unaí/MG a I PLENÁRIA REGIONAL DE SAÚDE, tendo como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O Noroeste mineiro tem esse direito.


O evento aconteceu no Auditório do Colégio Nossa Senhora do Carmo e contou com representação de todos os municípios da microrregional do noroeste. A Faculdade Tecsoma foi representada pelas coordenadoras dos Cursos de Biomedicina e Enfermagem: A Biomédica MSc. Profª. Cláudia Peres da Silva e a Enfermeira MSc. Profª. Rosalba Cassuci Arantes.

A I Plenária Regional de Saúde é uma preparação para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e teve como objetivo promover a reflexão acerca da territorialidade, a regionalidade e o acesso à saúde, estabelecendo com os gestores e atores locais, o diálogo e a sistematização das demandas priorizadas nas plenárias em âmbito municipal com ênfase no cenário regional e promover igualmente o fortalecimento do controle social.

A Plenária fomentou discussões sobre as propostas levantadas nas Plenárias Municipais ligadas a regional de Unaí, construindo uma ampla discussão das propostas e com isso fomentando a participação nas conferências estaduais. Estas são etapas deliberativas do processo que culmina com a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Durante a plenária, duas mesas redondas nortearam uma discussão, tendo como tema:

  • “Regionalização da Saúde: Desafios e Perspectivas”;
  • “Participação e Controle Social no SUS”.

Em seguida, houve a formação de grupos de discussão determinados conformes os eixos das propostas Municipais. A representante da Faculdade Tecsoma, Profª. MSc. Claudia Peres, ficou como responsável por apresentar as propostas do seu grupo, dentro do Eixo Controle Social, e a representante Profª. MSc. Rosalba Cassuci ficou como responsável por apresentar as propostas do seu grupo, dentro do Eixo Educacional.

Depois de afixadas as propostas serão levadas à 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá de 1 a 4 de setembro, no Expominas, com a participação de cerca de três mil pessoas de todas as regiões do Estado.

A última etapa será a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 1 a 4 de dezembro, em Brasília-DF. O tema principal em todas as etapas é “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

De acordo com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, a participação dos profissionais de mídia aumenta a capacidade da sociedade influenciar a elaboração de propostas e caminhos para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). “As conferências são um momento de novas proposições para a saúde pública”.

Mais uma vez a Faculdade Tecsoma, mostra seu empenho e comprometimento com a Saúde Pública, através de uma participação ativa na elaboração, controle social e execução das Políticas Públicas de Saúde.

 

 

 

Faculdade Finom
Colégio Soma
Prouni
Fies
Baixar arquivos