Trabalhos de Conclusão de Curso

Aqui você tem acesso ao download dos trabalhos de conclusão de curso. Clique e baixe.

Clique aqui

Quadro Docente
1-2017

Professores e matérias referentes ao 1º semestre/2017.

 

Clique aqui

Pós-Graduação

Veja os cursos de Pós-Graduação na área de Enfermagem na Faculdade Tecsoma

 

Clique aqui

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de

1/2017

 

.

Clique aqui

É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças.

 

Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros).

 

É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade.

 

O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.

MERCADO DE TRABALHO

 

...

As escolas de enfermagem formam muitos profissionais a cada ano – o que aumenta a concorrência.“Mas abrem-se novas frentes de trabalho, principalmente na área de saúde da família”, diz Inês Maria Meneses dos Santos, coordenadora do bacharelado na Unirio. No programa do governo federal, cada equipe conta com, no mínimo, um enfermeiro. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro.

...

Dentre as especializações mais aquecidas estão enfermagem neonatal, cardiologia, nefrologia, emergência e UTI de adultos. Grandes empresas contratam o profissional para atuar na área de saúde do trabalhador e em ambulatórios. Sul e Sudeste concentram os maiores empregadores. Norte e Nordeste são carentes de enfermeiros obstetras. Para o licenciado, a demanda vem,principalmente das escolas profissionalizantes dos grandes centros urbanos. (Fonte: Guia do Estudante).