Trabalhos de Conclusão de Curso

Aqui você tem acesso ao download dos trabalhos de conclusão de curso. Clique e baixe.

Clique aqui

Quadro Docente
1-2017

Professores e matérias referentes ao 1º semestre/2017.

 

Clique aqui

Projeto Pedagógico do Curso

 

 

 

Clique aqui

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de

1/2017

 

 

Clique aqui

O curso de Fisioterapia desta instituição terá como prioridade assegurar ao aluno, uma formação profissional com base e conhecimentos da saúde globalizada. Formará um profissional com condições de atuar em vários níveis de atendimento á saúde, tendo uma visão especifica e geral no que diz respeito á reabilitação física, e com a mesma capacidade de atuar e elaborar projetos de caráter preventivo, principalmente ligados á saúde pública.

 

Este processo também permitirá ao profissional fisioterapeuta uma capacitação e um total domínio das habilidades técnico especificas (conhecimentos, habilidades e atitudes), ligadas a conteúdos na área da saúde em seus principais campos: promoção, manutenção, prevenção e recuperação. Ainda é de suma importância salientar que este profissional quando de sua capacitação, estará sempre alicerçado por princípios éticos, morais e culturais na relação com o indivíduo.

ATUAÇÕES

O fisioterapeuta atua nos diversos níveis de atenção á saúde, utilizando-se do movimento, de recursos físicos e naturais (água, calor, luz, frio e eletricidade) e de técnicas próprias que o capacitam para o atendimento do indivíduo. Tem por objetivo prestar assistência, não só no sentido da sua recuperação física e funcional, mas atender a outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a sua situação, a totalidade biopsicossocial do individuo. A partir do diagnóstico clínico e da indicação fisioterápica, o profissional avalia, seleciona, quantifica e qualifica os recursos, técnicas e métodos apropriados para cada caso. Trata o indivíduo e reavalia sistematicamente o seu trabalho durante todo o processo terapêutico até a alta fisioterápica.

 

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

* Formar um profissional habilitado a atuar com competência na aplicação dos conhecimentos fisioterápicos gerais na terapêutica do homem.
* Propiciar ao profissional condição de atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção cientifica, na cidadania e na ética.
* Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural e ainda possibilitar sua correspondente concretização.
* Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, considerando suas circunstâncias ético-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas, prestando serviços qualificados à sociedade e estabelecendo uma relação de reciprocidade.
* Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de criação e ainda à difusão da cultura.
* Promover a extensão aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa cientifica, tecnológica e da criação cultural, geradas na instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

a) Capacitar o profissional a identificar os recursos advindos do uso de várias formas de terapia, habilitando-o a conhecer e discutir seus valores clínicos, efeitos, indicações e noutras indicações, objetivando em um segundo momento o treinamento e aplicação destes recursos.
b) Permitir ao profissional realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando e executando a interpretação de exames propedêuticos e complementares que permitirão elaborar um diagnóstico cinético funcional, elegendo e quantificando as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas. 

c) Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária. 
d) Dominar conhecimentos específicos quanto ao corpo humano, identificando e entendendo seu funcionamento. Conhecimentos estes abrangidos nas disciplinas de anatomia humana e fisiologia humana.
e) Identificar fatores essenciais envolvidos na promoção da saúde, individual e coletiva, enfocando a importância da medicina preventiva, da saúde pública, epidemiologia e ainda conhecimentos básicos de atendimento a enfermagem.
f) Dominar trabalho sobre a administração do sistema de saúde, enfocando a importância de uma esquemática de planejamento, direção e controle organizacional do meio de trabalho.
g) Dominar com conhecimentos e condutas, métodos e técnicas específicas, usadas no atendimento de pacientes portadores de disfunções Neurológicas (Adulto e Infantil) e Saúde Mental, Pediátricas Gerais e Geriátricas.
h) Dominar com conhecimentos e condutas compatíveis, quadro de lesões esportivas, após reconhecer e identificar sinais que permitam uma boa elaboração terapêutica.
i) Dominar conhecimentos e condutas específicas no atendimento a pacientes com patologias pulmonares e cardio-respiratórias, e concomitantemente, ser capaz de direcionar estes conhecimentos para as suas orientações preventivas.
j) Dominar conhecimentos teóricos e práticos sobre os diferentes tipos de distúrbios ortopédicos e traumatológicos, seus mecanismos, suas complicações e, assim, promover o tratamento terapêutico.
k) Dominar conhecimentos de patologias ginecológicas e, ainda, um profundo conhecimento do mecanismo fisiológico que envolve situações ginecológicas e obstétricas, assim, possuindo capacidade de preparação de um trabalho direcionado a estas pessoas, seja recuperativo e principalmente preventivo.
l) Dominar conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas de terapias manuais (massoterapia geral e manipulação. (ex: osteopatia básica).
m) Dominar conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes patologias que envolvam atendimento nos hospitais (ambulatórios, quartos e na unidade de terapia Intensiva), promovendo a atuação marcante sobre esses quadros.
n) Dominar conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes tipos de patologias reumatológicas, dermatológicas e patologias de caráter endócrino e conseqüentemente promover sua reabilitação.