Trabalhos de Conclusão de Curso

Aqui você tem acesso ao download dos trabalhos de conclusão de curso. Clique e baixe.

Clique aqui

Quadro Docente
2-2017

Professores e matérias referentes ao 2º semestre/2017.

 

Clique aqui

Download's

Acesse nossa página de download's e baixe grátis o Autocad para acadêmicos.

 

Clique aqui

Matriz Curricular

INGRESSANTES A PARTIR DE 01/2014.

 

 

Clique aqui

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.

 

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

 

Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

 

Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

MERCADO DE TRABALHO

 

...

"O mercado de trabalho está em alta, com aumento da demanda desse profissional em diversos setores", comenta Rosemar Batista da Silva, coordenador do curso da UFU, em Uberlândia. Na área de bens de capital, nicho tradicional do engenheiro mecânico, as indústrias automobilística e aeronáutica oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia - particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluidos. O engenheiro é solicitado, também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. 

...

"A Petrobras tem levado a maioria dos nossos alunos. E outra grande parte segue para usinas hidrelétricas por todo o país", comenta Batista da Silva. Na área de biociências, o engenheiro mecânico assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais. Há trabalho em todas as regiões do país, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.

Fonte: (Guia do Estudante).